Adeus ao sociólogo Luiz Werneck Vianna

Ex-aluno da UFRJ, o intelectual era referência na Sociologia

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro lamenta a morte, aos 86 anos, do sociólogo Luiz Jorge Werneck Vianna, que ocorreu na quarta-feira (21/2). Carioca, formado em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual Uerj, ele também se graduou em Ciências Sociais pela UFRJ, entre 1964 e 1967. Vianna foi um intelectual de grande relevância para o campo da Sociologia e para a comunidade acadêmica como um todo.

Luiz Werneck Vianna atuou em mais de uma dezena de instituições universitárias pelo país. Por três décadas foi professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e, durante o biênio 2003-2004, presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Atualmente era professor do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Militante de movimentos comunistas, o intelectual esteve exilado no Chile. No retorno ao país, Vianna publicou uma série de livros considerados fundamentais para a Sociologia brasileira, como Liberalismo e sindicato no Brasil. Um cidadão que deixou um legado significativo para o progresso do conhecimento científico e para o debate público, sempre pautado pela ética, pela integridade e pelo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.