Categorias
Direto da Reitoria

UFRJ prepara-se para formalizar parcerias com universidade checa

O curso de Medicina da Universidade de Masaryk é reconhecido internacionalmente

Na sexta-feira, dia 1º/3, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, recebeu o reitor da Universidade de Masaryk, na República Checa, professor Martin Bareš, e o pró-reitor de Internacionalização, Petr Suchý, em reunião no gabinete da Reitoria, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro era discutir as possibilidades de cooperação acadêmica internacional entre as duas instituições. 

De acordo com a Superintendência Geral de Relações Internacionais (Sgri), o encontro foi o ponto de partida para estabelecer relações com o país europeu. Nele ficou decidido que ambas as instituições de ensino superior trabalharão em prol da assinatura de um acordo acadêmico internacional para implementação de ações conjuntas, desde o intercâmbio de estudantes e docentes à cooperação científica e cultural. 

Segundo Medronho, foi um encontro agradável e produtivo. “Temos várias áreas promissoras de cooperação em diversos campos do conhecimento e faremos essa parceria, porque se trata de uma universidade importante e muito conceituada na Europa”, afirmou.

A  Universidade de Masaryk, em Brno, foi fundada em 1919 e dispõe do maior campus universitário da Europa Central. Com infraestrutura moderna, está localizado junto ao hospital universitário. O curso de Medicina da instituição, em inglês, é reconhecido internacionalmente. Os estudantes formados podem exercer a profissão na Europa, nos Estados Unidos e na maioria dos países do mundo. Aulas do idioma checo também estão incluídas no currículo do curso, de forma a preparar os estudantes para a comunicação com os pacientes.