Direto da Reitoria

UFRJ recebe delegação de universidades da Finlândia

Encontro ocorreu no FCC e visa a ampliar oportunidades de colaboração entre a Universidade e instituições do país nórdico

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, recebeu, na tarde de segunda-feira, 4/3, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no Flamengo, a delegação das instituições de ensino superior finlandesas, liderada pelo Ministério da Educação e Cultura do país nórdico. O encontro pretende ampliar as oportunidades de colaboração entre as instituições dos dois países, em especial em áreas relacionadas a tecnologias voltadas para a transição digital, transição para uma economia verde e ciências da educação.

O evento foi promovido pelo consulado da Finlândia em São Paulo e pela Reari, rede de assessoria internacional das Instituições de Nível Superior (IES) do estado do Rio de Janeiro. Criada em 2013, a Reari não só promove o Rio como destino internacional de estudantes e pesquisadores, mas também busca especialmente o aprimoramento da cooperação internacional por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando em prol da gestão das ações de cooperação internacional das instituições de ensino superior cariocas.

A educação finlandesa destaca-se entre as melhores do planeta quando comparada ao desempenho de outros países. Desde a primeira edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em 2000, o sistema educacional do país mantém-se nas primeiras posições do ranking elaborado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. O ensino superior na Finlândia é gratuito e há, em comparação com outras nações, mais áreas que exigem o mestrado para o exercício profissional, como o jornalismo.

Entre as instituições de ensino superior finlandesas que estiveram representadas no encontro por reitores, vice-reitores, diretores e parceiros internacionais estavam a Haaga-Helia, a Satakunta, a Savonia, a Sainajoki, a Turku AMK e as universidades da Lapônia, de Oulu e de Turku. De acordo com Medronho, “o evento mostrou que há milhares de possibilidades de intercâmbio. É impressionante como os finlandeses estão avançados na transição digital. Além disso, é notória a qualidade do ensino finlandês e está se abrindo uma grande oportunidade para os pesquisadores e estudantes brasileiros, em especial da nossa Universidade, de aprimorar o conhecimento em áreas essenciais para a economia verde, energia renovável, sustentabilidade e saúde do mundo no século XXI”.

Na Finlândia, vivem aproximadamente 5,3 milhões de pessoas. É o país menos densamente povoado da União Europeia. A maior parte da população vive na  região sul. Em extensão territorial, é o oitavo maior país da Europa. Cerca de 75% da área terrestre lá estão cobertos pela floresta boreal (Taiga). Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico; consequentemente, é possível experimentar o “sol da meia-noite”, mais frequente à medida que se caminha para o norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno.