Adeus a Eliezer Barreiro

O cientista era defensor da competência nacional na área farmacêutica para garantir a soberania por meio de “fármacos verde-amarelos”

É com imenso pesar que reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comunica o falecimento do Professor Emérito Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, aos 76 anos, nesta segunda-feira (8/4). Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da UFRJ em 1970, Professor Eliezer trilhou uma carreira científica exemplar que culminou com a obtenção do título de Docteur-Ès-Sciences d´État na Université Scientifique et Médicale de Grenoble, França em 1978, trabalhando com a Síntese de Novos Análogos Prostaglandinas, quando forma-se a percepção das condições intelectuais e materiais necessárias e essenciais à realização da atividade de pesquisa científica na área da Química Medicinal, que veio a inspirar a criação e nortear as atividades do LASSBio®, anos depois. `

Após retorno ao Brasil teve uma breve passagem como Professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em 1984 retorna a UFRJ, onde dois anos depois se torna Professor Titular da Faculdade de Farmácia. Em abril de 1994, Prof. Eliezer conseguiu materializar do sonho da criação do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas, o LASSBio®, laboratório que hoje é referência de pesquisa de excelência na área da Química Medicinal no Brasil e internacionalmente, sendo desde então seu Coordenador Científico.

Eliezer Barreiro percorreu diferentes rincões desse país ministrando cursos e palestras difundindo a Ciência dos Fármacos e dos Medicamentos, até que visando um instrumento contínuo de capacitação na área da Química Medicinal para estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Professores e Profissionais da Área da Saúde, cria em Janeiro de 1995 a Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM), que vem sendo ofertada desde então initerruptamente, já tendo recebido mais de 4 mil participantes de todas as regiões do Brasil e de muitos países da América Latina. Como forma de homenagear seu criador, a partir da 26ª Edição a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal passou a receber o nome do Professor Eliezer Barreiro.

Atuou como docente orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal, por onde formou mais de uma centena de alunos de pós-graduação. Toda essa trajetória sempre foi acompanhada por uma extensa e qualificada produtividade científica traduzida em mais de 350 publicações em periódicos internacionais indexados. O cientista era defensor de consolidar a competência nacional na área farmacêutica para garantir nossa soberania por meio de “fármacos verde-amarelos”.

O cientista foi inventor de 24 pedidos de patente depositados no INPI, com três concessões de patentes nacionais e uma pelo USPTO. Também é co-autor do livro “Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos” (Editora ARTMED, Porto Alegre), primeiro no vernáculo a abordar os conceitos e as diferentes estratégias da Química Medicinal aplicadas a descoberta de novos fármacos, e que se encontra na sua 3ª Edição.

Sob sua liderança e Coordenação Científica, em 2001 foi aprovado o primeiro grande projeto em rede nacional para o desenvolvimento de projetos colaborativos na área de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos, o Instituto do Milênio Inovação e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos, depois denominado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR)

Professor Eliezer ocupou diversas posições de gestão e representação na UFRJ, como exemplo Membro da Comissão de Capacitação e Qualificação Docente e da Comissão de Planos Individuais do CEPG da UFRJ, Representante eleito dos Professores Titulares do CCS no Conselho Universitário (2002-2006) e membro do Conselho da Agência UFRJ de Inovação em 2011-2013 e entre 2014-2016.

Eliezer foi membro da Sociedade Brasileira de Química, onde exerceu a função de Presidente no período de 2000 a 2002. Sua destacada trajetória acadêmica foi reconhecida através da concessão de diversos Prêmios e Títulos, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico, maior honraria concedida pela Presidência da República, em duas ocasiões, em 2004, na classe Comendador e em 2010 na classe Grã-Cruz. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1997, membro titular da Academia Brasileira de Farmácia Militar com a cadeira número 67, e também é membro associado estrangeiro da Academia de Farmácia de Castilla y Leon da Espanha (2013). Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco (CRF-PE) em 2010, e ano passado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Vale do São do Franscisco.