Nota de Pesar

Adeus a Ziraldo

É com pesar que a Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu a notícia do falecimento do desenhista e escritor Ziraldo Alves Pinto, aos 91 anos, no apartamento onde ele morava no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro. O mineiro de Caratinga, filho de d. Zizinha e Seu Geraldo, era também chargista, caricaturista e jornalista, sendo um dos fundadores de um ícone da resistência à ditadura brasileira, o tablóide “O Pasquim”.

O criador de “O menino Maluquinho” e “Turma do Pererê” também tem uma ligação com a Universidade por meio dos painéis que pintou em espaços da instituição e também por ter sido agraciado em 2017 com o título de doutor honoris causa pela contribuição à literatura infanto-juvenil e atuação na imprensa alternativa.

Reprodução da vista do futuro Espaço Cultural Multiuso com painel do artista

Além de ter pintado, em 1967, o mural da antiga casa de espetáculos de Botafogo, “A Santa Ceia do Canecão”, ele também registrou os seus personagens na parede do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, em 2012. Enquanto o primeiro poderá ser apreciado pelo público futuramente, pois será exposto em área de grande circulação assim que concluídas as obras do Espaço Cultural Multiuso (ECM), o segundo fica em uma área restrita do setor de oncologia do hospital dedicado a curar as crianças, o que sensibilizou o artista a realizar o trabalho.

A equipe da Prefeitura Universitária da UFRJ: os arquitetos Sérgio Eckmam e Patrice Achilles; e, o vice-prefeito Paulo Mário Ripper (barba) ao lado de Ziraldo na inauguração do painel do IPPMG | Foto: Sidney Coutinho (SGCOM)

O corpo do desenhista e escritor Ziraldo será velado às 10h deste domingo (7/4) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, na Zona Sul. O evento será aberto ao público. Já o sepultamento está marcado para as 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. A comunidade acadêmica manifesta os sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores do artista.