Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Anita Panek

Uma mulher culturalmente rica e à frente do seu tempo, a professora Anita foi um exemplo de dedicação à ciência e ao saber.

É com pesar que a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento, aos 93 anos, da professora emérita Anita Dolly Panek na quarta-feira (27/3). Bioquímica polonesa, naturalizada brasileira e pesquisadora da área do metabolismo energético. Em 1996, recebeu a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República.

Uma mulher culturalmente rica e à frente do seu tempo, a professora Anita foi um exemplo de dedicação à ciência e ao saber. Ela chefiou o Departamento de Bioquímica, foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Bioquímica (PPGBq) e representante no CEPEG. Foi uma das fundadoras do PPGBq, o primeiro da área no Brasil, cujas atividades iniciaram-se em 1962. 

Anita orientou 49 alunos de pós-graduação e algumas dezenas de alunos de graduação. Especialista em metabolismo energético, usou a levedura Saccharomyces cerevisiae em seus estudos sobre o metabolismo do açúcar trealose e suas aplicações na proteção celular contra estresses ambientais. Os resultados a consagraram internacionalmente. Publicou cerca de 180 artigos, quatro capítulos de livros e depositou três patentes. Era membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e da Academia Brasileira de Ciências desde 1971.