Nota de Pesar

Adeus a José Amaral Argolo

Obras do professor, advogado e jornalista são referências importantes para o estudo do jornalismo investigativo e da política brasileira

Com pesar, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tomou conhecimento da morte do professor da Escola de Comunicação José Amaral Argolo, aos 67, no domingo (19/5).  A causa do falecimento não foi divulgada, mas o professor estava  internado no Hospital Municipal Luiz Gonzaga, localizado em Miguel Pereira, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Argolo escreveu diversos livros, entre os quais se destacam “A Direita Explosiva no Brasil”, “Dos Quartéis à Espionagem” e “Caminhos e Desvios do Poder Militar” e teve uma carreira dedicada ao  jornalismo investigativo, com passagens por importantes veículos de comunicação como TV Globo, O Globo, O Dia, Última Hora e Jornal do Comércio.

Foto: Niko Júnior (Sintufrj)

Professor Associado e ex-diretor (janeiro de 2002 a janeiro de 2006) da Escola de Comunicação da UFRJ (onde ingressou em 1992 por intermédio de concurso público de provas e títulos), no curso de graduação em Jornalismo; fundador e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Impresso e Documentação Hemerográfica (N.Jor–DataH.); coordenador e editor do Jornal Comunidade-Rio e da série de separatas intitulada Cadernos Griffo; pós-graduado em Jornalismo e em Ciência Política, mestre em Filosofia, doutor em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ), concluiu pesquisa de pós-Doutorado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e de pós-Doutorado Sênior em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense.