Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Cleonice Berardinelli

Apaixonada pela sua profissão, Berardinelli exerceu o magistério por mais de 50 anos, dedicando sua vida à literatura e à educação

É com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento, aos 106 anos, da professora emérita da Faculdade de Letras Cleonice Berardinelli, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O velório será realizado nesta quarta-feira (1/2), das 11h às 15h, na Academia Brasileira de Letras – Petit Trianon, localizada na Av. Pres. Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro. A cremação será na próxima quinta-feira (2/2), em cerimônia restrita aos familiares.

Considerada uma das maiores especialistas em literatura portuguesa, Cleonice foi a primeira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa. A professora ocupava a oitava cadeira da ABL. Apaixonada pela sua profissão, Berardinelli exerceu o magistério por mais de 50 anos. Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (hoje UFRJ), foi livre-docente de Literatura Portuguesa na Faculdade Nacional de Filosofia. Berardinelli foi autora de obras como Antologia do Teatro de Gil Vicente, de 1971, Fernando Pessoa: Obras em Prosa, de 1975, e Sonetos de Camões, de 1980. Em 2014, aos 98 anos, recebeu o prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, na categoria “prosa”, das mãos dos acadêmicos Zuenir Ventura e Merval Pereira.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente sua partida. Cleonice nos deixa o legado de dedicação e amor à literatura. Desejamos força aos familiares, amigos e à comunidade universitária neste momento de consternação.

1/2/2023
Reitoria da UFRJ