Seminário A UFRJ faz 100 anos

Realizado em 2017, o Seminário A UFRJ faz 100 anos foi uma forma programática de demarcação institucional da contagem regressiva para o centenário em 2020 da maior universidade pública do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Conceito

O conceito do seminário A UFRJ Faz 100 Anos emerge do seu próprio processo. Trata-se de uma forma programática de demarcação institucional da contagem regressiva para uma grande efeméride nacional, o centenário em 2020 da maior universidade pública do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Programa A UFRJ Faz 100 Anos planeja que o período antecedente à sua data magna, entre os anos de 2016 e 2019, torne-se material e simbolicamente um tempo em que o cotidiano e o extraordinário, o acadêmico e o administrativo sejam compreendidos, significados e referentes em suas comemorações.

Como a UFRJ foi e é formada por várias histórias, memórias, produção, formação e lutas, todas importantes e significativas, justifica-se, neste centenário, a oportunidade do uso de um tempo para provocá-las, debatê-las e congressar com a comunidade ufrjeana a necessidade de reflexão do presente, do passado e do futuro.

A trajetória da Universidade Federal do Rio de Janeiro comprova que a instituição está, na verdade, fazendo vários anos, contemplados pelas unidades mais antigas do que a sua própria existência, como a Escola Politécnica, que fará 225 anos, a Faculdade de Medicina, que fará 210 anos neste ano, e a Escola de Belas Artes. Porém, mais do que datas, o que realmente importa é que todas as unidades, novas e antigas, acadêmicas e administrativas, constroem a UFRJ. Os ciclos cronológicos constituem-se em espaços de debate e problematização do seu tempo e realidade, fazendo emergirem questões e contribuindo para entendê-las melhor dentro da sua enorme importância social, educacional, científica e cultural para a nação.

 A UFRJ Faz 100 Anos só terá sentido com a participação de todas e todos, em sua grande energia acadêmica e administrativa, atualizada cotidianamente pelos estudantes, técnicos e docentes. É exatamente dessa energia permanente, no processo coletivo, que o compartilhar, rememorar, comemorar e lutar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na contagem regressiva para os próximos quatro anos, poderão alcançar o seu centenário em 2020.  A UFRJ Faz 100 Anos é resistência! Pela educação pública, gratuita e sem mordaça!

E-mail: ufrjfaz100anos@reitoria.ufrj.br  

Marca comemorativa

Referência nacional em ensino, pesquisa e extensão nos diversos campos do conhecimento, a UFRJ participa ativamente da construção da história nacional. Para celebrar seus 96 anos, foi apresentada ao Conselho Universitário a marca do programa A UFRJ faz 100 Anos, iniciando a contagem regressiva para o centenário da Universidade em 2020. Rogéria de Ipanema, coordenadora do programa, afirma que a construção diária da UFRJ é o principal destaque: “O ‘faz’ no título do programa é emblemático porque estamos caminhando para os 100 anos. Não se trata apenas de uma passagem, é uma vivência”. O programa A UFRJ faz 100 Anos compreenderá mais de 15 eventos e projetos que serão usados para estimular a reflexão sobre a Universidade pela comunidade que a compõe. Segundo Ipanema, o programa busca “retirar o momento de apenas celebração para pensarmos e refletirmos o fazer 100 anos. Para falar, sensibilizar, se enxergar e se reconhecer no fazer a UFRJ”.

A marca do centenário já pode ser vista em alguns pontos da Cidade Universitária. O design e os diferentes usos a serem adotados foram pensados pela equipe do Laboratório Gráfico de Comunicação Visual (LabGraf) da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ). Para Marcus Dohmann, coordenador do Laboratório, a marca “dialoga bem com outros elementos gráficos da Universidade, como o brasão e os logotipos das escolas. Além disso, ela reflete a construção dos 100 anos, bloco a bloco”.  Outro aspecto presente na marca dos 100 anos é a pluralidade da UFRJ. “Dentro da sua identidade, ela pode assumir outras identidades. É a síntese do cubo mágico: os blocos se reorganizam com várias experimentações e possibilidades”, ressaltou Dohmann.

Muitos aniversários, uma universidade

Em 7/9/1920, o presidente Epitácio Pessoa assinou o decreto n° 14.343, que reuniu a Escola Politécnica e as faculdades de Medicina e Direito do Rio de Janeiro para formar a Universidade do Rio de Janeiro, lançando as bases do que viria a se tornar a maior instituição pública de ensino superior do Brasil.  Historicamente, as unidades fundadoras da UFRJ possuem mais de 100 anos. O curso mais antigo, iniciado na especialidade do Desenho de Engenharia, precursor da Escola Politécnica, fará 225 anos em 2017, ano em que a Faculdade Nacional de Direito completará 190 anos. Em 2018, será a Faculdade de Medicina, oriunda da antiga Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, completará 210 anos. A Escola de Belas Artes, de 1816, e o Museu Nacional, de 1818, também comemoram o bicentenário.  A UFRJ faz 100 Anos é um evento de celebração aos vários aniversários existentes na Universidade, durante os próximos quatro anos, conforme ressalta Rogéria de Ipanema: “Os aniversários mais antigos e mais novos também fazem parte da história da UFRJ. As unidades, os cursos, as pessoas são parte do que faz os 100 anos. É o que a gente faz todo dia, do cotidiano ao extraordinário”.

Outras Notícias

Anais

A publicação é composta por 146 artigos em três volumes, totalizando 1.716 páginas, e está distribuída da seguinte forma:

Volume 1  


Eixo 1 – Acesso, permanência e movimento estudantil  
Eixo 2 – Diversidade, gênero, etnia e justiça social
Eixo 3 – Educação, ensino e formações

Anais do Seminário a UFRJ faz 100 Anos - volume 1

Volume 2


Eixo 4 – Extensão, integração acadêmica e sociedade
Eixo 5 – História, memória e desenvolvimento institucional
Eixo 6 – Meio ambiente, sustentabilidade e tecnologias

Anais do Seminário a UFRJ faz 100 Anos - volume 2

Anais do Seminário a UFRJ faz 100 Anos - volume 2 complemento

Volume 3


Eixo 7 – Pesquisa, saberes e fazeres na universidade
Eixo 8 – Política, autonomia, democracia e desafios
Eixo 9 – Saúde, saúde pública e hospitais universitários
Eixo 10 – Trabalho, corpo social, estrutura e gestão

Anais do Seminário a UFRJ faz 100 Anos - volume 3
Anais do Seminário a UFRJ faz 100 Anos - volume 3 complemento

Sobre os Anais

Já se encontram disponíveis os Anais do Seminário A UFRJ faz 100 anos: História, Desenvolvimento e Democracia.  O lançamento dos Anais, previsto junto a todas as atividades programadas anteriormente para a semana do aniversário da UFRJ, foi suspenso em razão do incêndio ocorrido no Museu Nacional: um corte profundo na história, ciência, arte e cultura dos povos e da Terra e uma imensa supressão dos acervos e patrimônios da humanidade.

No dia 6/9/2018, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, convocou a comunidade universitária para a Plenária Pública, nos jardins da Quinta da Boa Vista, demarcando os 98 anos da instituição, em forma de luto e luta pelo Museu Nacional. Em resposta, centenas de pessoas se apresentaram com um qualificado sentimento de apoio ao Museu e à UFRJ, após a abertura pelo reitor e as falas da vice-reitora, do coordenador do Fórum de Ciência e Cultura e do diretor do Museu Nacional. Com a mesma força, posicionaram-se as Reitorias das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, o presidente e o vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. Também se manifestaram o Diretório Central dos Estudantes, a Associação dos Pós-Graduandos e os sindicatos, Sintufrj e Adufrj. Sem dúvida, toda a atenção foi voltada para as falas, lugares e expressões dos servidores e estudantes do Museu Nacional. Somaram-se ainda as várias manifestações, lidas e expostas em varais, de entidades, sociedades, associações e museus nacionais e internacionais, absolutamente consternados e solidários ao grande Museu Nacional do Brasil.

Assim, ainda dentro do mês de aniversário da instituição, cumprimos a segunda etapa do Seminário proposto pela Reitoria em 2017, com a publicação dos Anais do Seminário A UFRJ faz 100 anos: História, Desenvolvimento e Democracia.

Agradecemos à Comissão Científica, na participação da Pró-Reitora de Extensão, à Divisão de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, às Decanas e aos Decanos, às Superintendências das Decanias, ao coordenador do Fórum de Ciência e Cultura e à Ouvidoria, que, junto à Coordenação, construíram os conceitos gerais da atividade comemorativa do aniversário da instituição de 2017, em um Seminário que colocava a própria UFRJ em pauta.

Agradecimentos à Comissão de Avaliadores dos Resumos, composta por docentes, técnicos-administrativos e estudantes de pós-graduação.

Agradecimentos à Comissão Organizadora, igualmente rica e plural.  

Agradecimentos aos apoios institucionais, como a Coordenação de Comunicação, o Sistema Integrado de Bibliotecas, a Editora da UFRJ.

Agradecimento especial às equipes da Pró-Reitora de Extensão, que produziram o Seminário e os Anais.

E, por fim, é necessário registrar, mais uma vez, os agradecimentos a todas as pessoas da Universidade e de fora dela que se integraram às formas de fazer e pensar a UFRJ, participando das sessões compostas horizontalmente de docentes, técnicos e estudantes e que  agora se amplificam na produção bibliográfica dos artigos completos dos seus colaboradores.

Dessa forma, neste texto de 395 assinaturas, apresenta-se uma grande gama de abordagens e reflexões sobre a formação e produção universitária em suas múltiplas áreas e campos, consubstanciando, assim, uma fonte de referência do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.