Auditoria Interna - AUDINT

Institucional

 

 

 

Histórico

A Auditoria Interna da UFRJ – AUDINT, foi  criada pela Portaria nº 810, de 03 de maio de 2001, conforme disposto no Decreto nº 3591,de 06 de setembro de 2000 e Institucionalizada pelo seu regimento aprovado na Resolução nº 12,de 28 de outubro de 2004 e publicado no Boletim Interno nº 22, de 04 de novembro de 2004.
É responsável pela avaliação de controle interno das operações contábeis, financeiras, patrimoniais, administrativas e de pessoal, executadas pelas unidades gestoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mediante a confrontação entre a situação encontrada com determinado critério técnico operacional ou legal.

 

 

 

Objetivos  (1)

A Auditoria Interna da UFRJ-AUDINT, tem como objetivo primordial o fortalecimento da gestão e a racionalização das vias de controle da UFRJ, prestando apoio aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
O objetivo geral da Auditoria Interna é avaliar e prestar ajuda a alta administrativa e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando à gestão recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.

Objetivos  (2)

Os objetivos específicos são comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos, e avaliar os resultados alcançados quanto os aspectos da eficiência, eficácia e economicidade do fator orçamentário, financeiro, patrimonial, operacional, contábil e de pessoal das diversas unidades.
Prestar apoio aos órgãos do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

 

 

 

Vinculação

Importante se faz ressaltar que de acordo com a previsão da IN Nº 01/2001, da Secretaria Federal de Controle, a Auditoria Interna da UFRJ- AUDINT, tem  dupla vinculação, a saber:
Vinculação Administrativa:
A alta administração da UFRJ, que tem por objetivo proporcionar a unidade de Auditoria Interna um posicionamento suficientemente elevado de modo a permitir-lhe atuação com abrangência e maior independência.

Vinculação Técnica

À Controladoria Geral da União, através de orientação normativa e supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, prestando apoio aos órgãos e as unidades que o integram.

 

 

 

Atividades

Conforme estabelecido na IN/CGU nº 24 de 17 de novembro de 2015, as atividades de Auditoria Interna são planejadas por meio do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna – PAINT, onde são apresentadas as ações de auditoria a serem executadas no exercício seguinte. A conclusão das atividades do exercício, desenvolvidas pela equipe da Auditoria Interna, é relatada ao órgão de controle interno por meio do Relatório Anual de Auditoria Interna – RAINT, regido pela Instrução Normativa.

 

 

 


Procedimentos

Os procedimentos de Auditoria Interna  constitui-se em: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao Auditor Interno obter provas suficientes para fundamentar sua conclusão e recomendação.

 

 

 

 

Regimento Interno

 

 

 

Estrutura

 

 

 

 

Equipe

- Carlos Moreira da Costa – Auditor Chefe

Especialização em Gestão Pública

- Nilson da Silva Braga – Substituto do Auditor Chefe

Especialização em Finanças Públicas

- Letícia Soares Teixeira – Assistente em Administração

Especialização em Gestão Pública

- Rosinei Cusumano Chiavo – Assistente em Administração

MBA – Executivo

- Luiz Maurício Vieira Bastos- Técnico em Eletrônica

Especialização em Finanças Públicas

- Rosani Magalhães Ferreira da Silva- Técnica em Contabilidade

Especialização em Gestão Pública

- Luciene Ribas Marques- Contadora

Especialização em Controladoria e Finanças; e Contabilidade financeira

- Leonardo Jamir Rocha dos Santos- Técnico em Contabilidade

MBA em Gestão de Recursos Humanos

 

Endereço

Prédio da Reitoria, 2º andar, Cidade Universitária
Rio de Janeiro - RJ. Cep: 21941-901
Tel.: (21) 3938-9653/1756.
Site: www.auditoria.ufrj.br